PARANÁ

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O Espiritismo à Luz das Escrituras

* Pr. Gomes Silva

O Espiritismo é tido como uma das mais antigas religiões existentes. Resultado do desejo humano de obter informações sobre a vida além-túmulo, bem como da vontade de entrar em contato com entes queridos que já faleceram. Moderno tem base na obra de Allan Kardec por entender que ele é uma reencarnação de um poeta celta com este nome.

Os seguidores do espiritismo kardecista acreditam na reencarnação, na purificação pelo sofrimento e pelas boas obras que praticam, até atingirmos a salvação. Também crêem na pluralidade de mundos habitados. Contudo, a terra é um planeta de expiação e que o ingresso pessoal depende unicamente do próprio indivíduo e que, embora exista, Deus é inacessível, pois os contatos com Ele são feitos através dos "Guias", ou espíritos que se manifestam através de "Médiuns". Quanto a Cristo, dizem que ele é uma entidade evoluída que veio ao mundo. O que não é verdade. Jesus é o autor da vida. O único homem que morreu e ressuscitou e está vivo à destra do Deus – Todo poderoso.

Mas quando olhamos a Palavra de Deus constatamos outra história totalmente diferente dessa que os espíritas professam. A Bíblia, conforme escreveu Paulo a Timóteo (3:16-17) é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça. Portanto, merece confiança e crédito.

Em Jô 7:9-10 está escrito: Tal como a nuvem se desfaz e some, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir. Nunca mais tornará à sua casa, nem o seu lugar o conhecerá mais. Já Eclesiastes 9:5-6 vai mais além: (...) Os vivos sabem que morrerão, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles daí em diante recompensa; porque a sua memória ficou entregue ao esquecimento. Tanto o seu amor como o seu ódio e a sua inveja já pereceram; nem têm eles daí em diante parte para sempre em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. Mais adiante, no capítulo 12:7 de Eclesiastes está assim: e o pó volte para a terra como o era, e o espírito volte a Deus que o deu.

E quem pensar que tem autoridade para buscar os mortos está enganado. Em Levítico 20:6 está assim escrito: Quanto àquele que se voltar para os que consultam os mortos e para os feiticeiros, prostituindo-se após eles, porei o meu rosto contra aquele homem, e o extirparei do meio do seu povo. E Deuteronômio 18:10-11 - Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos. E Isaías 8:19-20 concluiu: Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? Acaso a favor dos vivos consultará os mortos? A Lei e ao Testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva.

O que existe são espíritos enganadores (1 Timóteo 4:1-2), com suas doutrinas de demônios enganando o povo. Isto sim! A prática do contato com mortos - ou tentativa -, contraria os ensinamentos da Palavra de Deus. É inadmissível essa doutrina defendida pelos espíritas quando ela é tratada à luz da Palavra Divina.

__________________________
* Gomes Silva – pastor, jornalista, Especialista em Comunicação Educacional pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB; palestrante nas áreas da família, juventude e liderança