PARANÁ

domingo, 10 de abril de 2016

RESTAURADOS PELA COMUNHÃO COM DEUS

TEMA: COMUNHÃO

TÍTULO: RESTAURADOS PELA COMUNHÃO COM DEUS Pr. Gomes Silva INTRODUÇÃO
Esta carta é escrita mais no estilo de um tratado, visto não conter nem saudação, nem conclusão. João, no segundo capítulo desta mesma carta, dirige-se a pais, a criancinhas e a moços, indicando que não se tratava duma carta pessoal a determinada pessoa. Visava, provavelmente, uma congregação ou várias congregações, e, na realidade, aplica-se à inteira associação dos que estão em união com Cristo nessas igrejas - 1 João 2:13-14.

VEJAMOS QUATRO FRUTOS DESSA COMUNHÃO
I. A MANIFESTAÇÃO DO VERBO – 1:1-4/JO 1: a) O verbo era Cristo: ele fez tudo
“Pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele” – Colossenses 1:16. b) Jesus veio ao mundo com a mais importante missão que Deus pode dá ao homem: Resgatar o perdido;
c) O homem que havia pecado contra Deus – Rm 3:23 -, agora tem a oportunidade de voltar a ter comunhão com Deus (Rm 6:23b “O dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”)
d) A cruz do calvário foi o meio pelo qual o Senhor pagou o alto preço pela nossa salvação. Na cruz ficaram minhas angústias Na cruz ficaram meus pecados Na cruz ficaram minhas imperfeições Na cruz ficou o meu orgulho Na cruz eu fui reconciliado com DEUS. 
e) Através da manifestação do verbo, que se fez carne e habitou entre nós, Jesus Cristo proporcionou a vida eterna a esse homem arrependido e regenerado pelo poder sobrenatural do Espírito Santo de Deus.
1. Essa vida eterna só pode ser obtida mediante a fé em Jesus Cristo e a comunhão com ele (vv. 2.6-7; 2:22-25).
II. A COMUNHÃO É SÓ PARA QUEM VIVE NA LUZ – V. 5-7