PARANÁ

sábado, 26 de agosto de 2017

TJPB autoriza fim do racionamento de CG contra a vontade da maioria da população, aponta pesquisa do Instituto 6 Sigma


Na tarde desta sexta-feira (25/08), O Tribunal de Justiça da Paraíba, com uma canetada do desembargador Abraham Lincoln, derrubou a liminar da juíza Carmen Pereira Jordão, que atendia Ação Civil Pública movida pela Defensoria Pública da Paraíba, sob o argumento de que não existe, ainda, segurança hídrica para garantir o fim do racionamento.

Contudo, a canetada do desembargador Abraham Lincoln contraria a vontade do povo de Campina Grande. Aproximadamente 230 mil pessoas são contra o fim do racionamento, conforme Pesquisa de opinião pública realizada pelo Grupo 6Sigma em 40 bairros da cidade, com o objetivo de mensurar a opinião dos campinenses acerca do fim do racionamento de água. Já cerca de 81 mil pessoas são favoráveis ao fim do racionamento.

A pesquisa fez a diferenciação entre os moradores de apartamento e de casa. Na pergunta: Em relação ao FIM do racionamento de água nesse momento, o senhor diria que... Entre os que são favoráveis ao fim do racionamento, 26,0% residem em apartamento e 25,9% em casas. Agora, entre os que são contra o racionamento, 74,0% residem em apartamento e 71,0% moram em casa.

ALEGAÇÕES CONTRÁRIAS
De acordo com a pesquisa 6Sigma, as 230 mil pessoas apresentam quatro justificativas para desaprovarem a decisão do governador Ricardo Coutinho de acabar o racionamento de água em Campina Grande. 109.700 são contra porque o nível do açude está muito baixo; 61.900 pessoas alegam a falta de conscientização do consumidor; 33.600 mil pessoas alegam que é muito cedo para acabar com o racionamento; e 14.300 pessoas são contrárias por terem insegurança com a transposição das águas do, Rio São Francisco para o açude de Boqueirão.

ENTENDENDO O CASO
O governador Ricardo Coutinho havia anunciado no início da semana o encerramento do racionamento em Campina Grande e outras 18 cidades abastecidas com água do Açude Boqueirão. Ele alegou que a previsão era de dobrar a quantidade de água fornecida quando o volume acumulado no manancial superasse 8,2% da capacidade total. Isso representa 33,8 milhões de metros cúbicos de água. Ao observar dados divulgados pela Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba, Coutinho afirmou que o volume atual já chega a 8,3%.

Essa decisão de Coutinho recebeu críticas de membros do Ministério Público da Paraíba. O procurador-geral de Justiça, Betrand Asfora, discordou da liberação da irrigação com água de Boqueirão. Ele se baseou no alerta emitido pelo Ministério da Integração Nacional a respeito do nível mínimo para garantir a segurança hídrica o acúmulo de água no manancial que é de 97 milhões de metros cúbicos. Mas o governador criticou o procurador, alegando que a Aesa autorizou, no momento, a retirada de 1,2 mil litros de água por segundo do Açude Epitácio Pessoa.

O fim do racionamento na cidade estava suspenso por despacho da juíza Ana Carmem, em 1ª instância, a pedido Defensoria Pública do Estado. Mas, na tarde desta sexta-feira (26/08), o desembargador Abraham Lincoln, derrubou a liminar da juíza na Carmen Pereira Jordão.

Se não surgir um fato novo, o racionamento deve ser extinto neste final de semana em Campina Grande mesmo sem aprovação de mais da metade dos habitantes da cidade.

Por: Gomes Silva
Foto: Google imagens